Ecológicamente correcto...

        Nesta página vamos tentar descobrir como ser ecologicamente correcto e como podemos comprová-lo! Experimentem as dicas e conselhos aqui publicados e vejam quantos PLANETAS são necessários para viver com o nosso estilo de vida através da pegada ecológica...

Dicas e Conselhos:

Cozinha e lavandaria:

• Não passe a louça por água antes de a colocar na máquina. As experiências realizadas demonstram que essa pré-lavagem não melhora a eficiência da máquina. Antes de colocar na máquina os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os com papel. Se necessário deixe-os de "molho".

• Descongele a comida no frigorífico, e não numa bacia com água ou na banca. Além de poupar água, tem menos probabilidades de criar bactérias. O frio do congelado passa para o frigorífico que terá que funcionar menos vezes, poupando assim alguma energia eléctrica.

• Sempre que tiver de comprar torneiras, invista nas de baixo caudal ou com filtros (também poderá comprar esses filtros e colocá-los nas torneiras mais antigas, custam menos de 10€). Prefira as torneiras misturadoras ou de monocomando.

Casa de banho:

• Se trocar o seu chuveiro tradicional (13 L/min) por um novo de baixo caudal (7 L/min), uma família de 3 pessoas pode poupar 150.000 L/ano. Ou seja, se investir 15 € no novo chuveiro, amortiza-lo-á em menos de 1 ano.

• Ajuste o autoclismo para o volume mínimo, regulando o mecanismo de enchimento colocado no interior (poupa até 30%).

• Substitua autoclismos velhos por modelos de baixo consumo de água. Opte pelos modelos de descarga diferenciada (2 botões – 3 e 6 L). O investimento neste tipo de autoclismos de baixo consumo é amortizado em apenas 1 ano.

Como podemos saber se a nossa casa tem fugas?

        É bastante simples e não precisamos de ser nenhum canalizador para o fazer.

Técnica I:

1º - Feche a torneira do contador, à entrada.
2º - Abra a torneira mais distante da sua casa.
3º - Espere até a água parar de correr.
4º - Coloque um copo cheio de água na boca da torneira (Fig. A).
5º - Se houver sucção da água do copo pela torneira (Fig. B), significa que existe fuga na rede interna do edifício.


Técnica II:

1º - Mantenha aberta a torneira do contador.
2º - Feche bem todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários.
3º - Marque a posição do ponteiro maior do seu contador e, após 1 hora, verifique se ele se movimentou. Se o seu contador não tiver esse ponteiro, então marque a posição do ponteiro pequeno que conta até à milésima de metro cúbico (m3).
4º - Se o ponteiro não estiver na mesma posição, é sinal que existe fuga na rede interna da sua casa.


Técnica III:

Fuga de água no autoclismo?
1º - Deite cinza na sanita.
2º - O normal é a cinza ficar depositada no fundo.
3º - Caso contrário, se a cinza for arrastada e desaparecer, é sinal que há fuga na válvula ou na caixa de descarga.



    

Boas práticas oferecidas pelo "Minuto Verde" da Quercus...



Mais dicas e conselhos AQUI



Pegada Ecológica:

           A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, onde se inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, entre outros.  A Pegada Ecológica É uma estimativa do impacto que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta, permitindo avaliar até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a sua capacidade de disponibilizar e renovar os seus recursos naturais, assim como absorver os resíduos e os poluentes que geramos ao longo do anos.

         A minha pegada ecológica:

Clique para aumentar
Se todas as pessoas vivessem como eu seriam necessários 2,23 planetas!

Experimentem também:
http://footprint.wwf.org.uk


FONTES: