Turismo Rural e Permacultura

         Esta página tem como objectivo dar a conhecer o Turismo Rural, um produto turístico que tem vindo a evoluir bastante nos mercados turísticos, e a Permacultura, um conceito introduzido na nossa sociedade à relativamente pouco tempo, apesar de já ter sido desenvolvida há bastante. Assim posto, começarei por descrever o Turismo Rural, dando exemplos nacionais e internacionais.


Turismo Rural

        Segundo o decreto-lei 228/2009, de 14 de Setembro, empreendimentos de turismo em espaço rural são os estabelecimentos que se destinam a prestar, em espaços rurais, serviços de alojamento a turistas, dispondo para o seu funcionamento de um adequado conjunto de instalações, estruturas, equipamentos e serviços complementares, tendo em vista a oferta de um produto turístico completo e diversificado no espaço rural. Devem preservar, recuperar e valorizar o património arquitectónico, histórico, natural e paisagístico dos respectivos locais e regiões onde se situam. Podem ser classificados como: casas de campo, agro-turismo, hotéis rurais.

        > Exemplo nacional:

               Casas do Montado
        Está situada na Vila de Portel, Alentejo, e é composta por quatro casas casa típicas alentejanas. possui actividade de Animação Turística desde passeios de barco até passeios equestres provas de gastronomia local.

Casa Cilarca


        > Exemplo internacional:

               Furtho Manor Farm
        Uma casa de campo envolta numa quinta. Situa-se em Furtho, uma vila deserta onde apenas restam uma igreja e um pombal. possui quatro quartos de hospedes, com três casas de banho e uma sala de estar. Todos os quartos podem ser adaptados para quartos individuais, duplos, de casal ou familiares, que dispõem de vários serviços.

Frente da Furtho Manor Farm


         Agora apresentarei o tema da Permacultura, começando por dar uma definição do que é e um exemplo nacional e outro internacional.


Permacultura

         O que é permacultura?
        Segundo o Permaculture Research Institute or Australia, permacultura (=agricultura permanente) é a concepção consciente e manutenção de ecossistemas agrícolas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. É a integração harmoniosa da paisagem e das pessoas que fornecem os alimentos, energia, abrigo e outros materiais e as necessidades não-materiais de uma maneira sustentável.

        > Exemplo Nacional

               Terramada
        Terramada é uma associação de Permacultura que existe para o desenvolvimento sustentável do homem e do planeta. Trabalha "com" e "a favor da" Natureza. Está integrada na reserva natural da barragem do Beliche, na zona do Barrocal Algarvio, onde os solos estão altamente desertificados. Dada esta problemática local onde se insere geograficamente, Terramada surge para ajudar na resolução do problema. Tem por isso como principais actividades reflorestar, a manutenção de uma horta ecológica e o acolhimento de grupos para a realização de actividades no âmbito da permacultura, da ecologia, das energias renováveis, da redução de lixo criado e reutilização de resíduos (a través de compostagem, da vermicultura, etc.) entre outras áreas afins.
  

        > Exemplo Internacional

               Valle de Sensaciones 
        O projeto "Vale de Sensaciones tem vindo criar um espaço rico em natureza, cujo design, instalações e infra-estrutura são sustentáveis, permitindo às pessoas experimentar uma grande variedade de actividades que tentam ajudar a criar um contacto profundo com o espírito da natureza. É um espaço onde vários autores e criadores encontram solo fértil para o desenvolvimento de novas iniciativas de arte, ecologia e tecnologia. Outro objectivo é transmitir o vasto conhecimento e inspiração para lá da fronteira deste projecto. Ao lado das áreas temáticas de permacultura, construção ecológica, ecotecnology, e muitos outros, nós gostamos de mediar uma atitude diferente em relação à necessidade de mudar as nossas vidas, onde cada iniciativa é enriquecida pela criatividade, arte, música, espiritualidade, sensualidade e pelo espírito de vida comunal.

Cozinha de Valle de Sensaciones



Consulte também:


FONTES: